Memes no mercado condominial: o que você precisa considerar antes de fazer esse tipo de post!

Memes no mercado condominial: o que você precisa considerar antes de fazer esse tipo de post!

Há um bom tempo, escrevi um artigo sobre algo que todos gostamos muito: memes, mais precisamente sobre se usá-los era realmente uma boa estratégia ou não. Se você não leu, você pode conferir clicando aqui, mas desde já, peço desculpas, pois esse foi um dos primeiros artigos que escrevi. E apesar de ter orgulho dele, eu escrevia coisas como “maravilindas”, o que me dá um pouco de vergonha hoje, mas acontece. Então, se você decidir clicar ali, seja gentil comigo, por favor. 

Hoje, trouxe uma releitura dele voltada para o mercado condominial. Será que vale a pena usar essa abordagem em um mercado que é tão “conservador” em alguns aspectos? É o que vamos discutir neste artigo.

Memes: usar ou não?

Vamos lá! Assim como em 2019, permaneço com a mesma opinião de que o conteúdo, independentemente de como ele seja, é uma parte fundamental de qualquer estratégia de marketing. E é justamente por isso que ele exige um cuidado a mais. E meme é conteúdo. 

Mesmo sendo um tipo de comunicação mais despojada, ele não pode ser usado de forma aleatória. Ele precisa estar alinhado com sua estratégia de comunicação, incluindo a linguagem e o tom que você usa nos seus conteúdos, e principalmente com seus valores. Isso porque, um dos principais efeitos que os memes geram é a identificação, e isso precisa ser verdadeiro, pra que seu uso realmente alcance bons resultados, como fortalecer a conexão com o público e aumentar o seu engajamento. 

Por isso, usar ou não, depende muito do tipo de comunicação que você deseja estabelecer e dos resultados que você quer alcançar. Aqui na Enso, por exemplo, temos clientes que são super adeptos, e outros que não, e tudo bem, porque realmente faz sentido com o objetivo que cada um quer alcançar.

Além disso, outro ponto de atenção é relacionado ao mercado condominial. Isso porque existem alguns assuntos que são delicados e não podem ser tratados com certa acidez, principalmente questões relacionadas à convivência do síndico com os moradores. Por isso, quando for analisar toda a parte estratégica, não deixe de levar em consideração também se o material pode ser ofensivo e prejudicar sua imagem. 

3 exemplos de memes sobre o mercado condominial que deram certo

Sendo assim, se você quiser, use, mas de forma estratégica. E pra você se inspirar, separei alguns exemplos de algumas personalidades do nosso mercado que usaram memes de um jeito muito bacana. Confira abaixo!

1. Síndico depressivo

No exemplo abaixo, a Super Zelo, uma administradora de condomínios do Paraná, ressaltou os estresses diários da vida de um síndico de um jeito muito divertido para se comunicar com seu público. Veja:

Reprodução: Instagram – Super Zelo @superzelo

2. Dia do Amigo Síndico

Aqui, o Sérgio Gouveia do @derepentesindico aproveitou o Dia do Amigo e trouxe um conteúdo muito legal relacionando a data ao dia a dia do síndico. Confira:

Reprodução: Instagram – Sérgio Gouveia @derepentesindico

3. O regulamento interno na visão dos moradores

A Informma Síndicos, uma empresa de sindicatura de nível nacional, trouxe um exemplo muito comum na vida em condomínio para conscientizar quem mora em condomínio de um jeito totalmente leve. Veja:

Reprodução: Instagram – Informma Síndicos @informmasindicos

Quatro dicas para usar memes corretamente

Agora que você está totalmente inspirado, quando for produzir seus memes, não se esqueça de:

  • Garantir que seu público é aberto a esse tipo de comunicação;
  • Atenção com o timing, pois os memes podem perder o impacto se não forem usados no momento certo ou se forem usados em contextos inadequados;
  • Cuidado com o tom. Dependendo do público, um tom agressivo pode não ser bacana;
  •  Por fim, use com moderação. Ter uma comunicação baseada somente em memes pode ser perigoso. Por isso, tente mesclar esse tipo de abordagem com outros conteúdos originais e relevantes.

Combinado? 

Conclusão

Espero que você tenha gostado, pois eu adorei escrever esse artigo, e principalmente que você tenha entendido que vale sim, usar memes na sua estratégia de conteúdo, mas com consciência. Se você tiver alguma dúvida sobre o tema ou qualquer outra questão relacionada a conteúdo, estou totalmente à disposição pra batermos um papo.

Muito obrigada pela companhia. Não deixe de continuar acompanhando o Blog da Enso e nossas redes sociais (Instagram e LinkedIn).

Até a próxima! <3

Compartilhe esse posta com seus amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Increva-se para Receber as Nossas Postagens: