Se você é ou está pensando em se tornar empreendedor, já deve ter se deparado algumas vezes com essa dúvida: para quem exatamente eu devo vender? Os mercados estão cada vez mais inchados e tem cada vez mais pessoas vendendo, ensinando e prestando serviços. Criar diferenciação está também cada vez mais difícil já que temos muitas pessoas empreendendo em cada vez mais áreas de negócios.
Nós, por exemplo, somos uma agência de Marketing Digital e temos conteúdo que aborda o tema – até o momento – de forma mais generalista, mas temos grandes players nesse mercado, como Erico Rocha e Natanael Oliveira. Ainda mais especificamente para empreendedorismo feminino temos a Ana Tex. Sou apaixonado pelo conteúdo desses caras e o que temos de diferencial por hora é apenas o fato de atendermos empresas menores diretamente via consultoria. Eles possuem cursos e treinamentos que atendem pessoas que querem ter mais conhecimento sobre a área, sobretudo para quem quer atuar especificamente com marketing digital.
De qualquer forma, nossa estratégia engloba abordar de forma generalista inicialmente e passar a tratar prioritariamente um público especifico para que possamos ser mais assertivos e garantir a valorização do nosso negócio.
No seu caso, pode ser que imagine que segmentar seu produto para apenas um nicho de mercado pode diminuir sua chance de vendas, mas pode ser que aconteça exatamente o contrário. Pense que, ao definir um nicho, você não necessariamente deixa de atender outro, mas dá prioridade na sua comunicação e faz com que um público específico se identifique com você e sua marca.
Vamos aos exemplos: eu sou amigo de uma tatuadora maravilhosa, a @drikalinastattoo, que deixou seus estudos e trabalho em T.I. para se lançar no desafio de se tornar uma tatuadora. Ela já amava tatuagem, o que você pode perceber pela sua pele colorida, e tinha um mestre de alto gabarito (@jecatattoo seu paidrasto) para apoiá-la. Mesmo assim, o mercado de tatuadores tem crescido muito e, até certo ponto, era dominado por homens. Nossa queridíssima decidiu então direcionar seus esforços para algo que faria mais sentido para ela e, ao invés de tatuar de tudo, direcionou seu foco para aquarelas (lindas, por sinal). Além disso, como nerd viciada em Harry Potter que é, focou nos desenhos que amava fazer. Não demorou muito para se tornar referência em tatuagens geeks aquarelas. Não satisfeita, decidiu fazer parte de um seleto time de tatuadoras que atuam em um importante estúdio em São Paulo, que é formado por mulheres e voltado especialmente para o público feminino.
Gosto de compartilhar a história da Adriana, pois pra mim é um dos cases mais bacanas de empreendedorismo e inteligência de segmentação que tive o prazer de acompanhar.
Alguns pontos bacanas para se observar nesse case:
- Ela tatua em qualquer estilo, no entanto é uma mestra em aquarela geek, o que faz com que esse público a procure, ou seja ela tem menos dificuldade em prospectar clientes.
- Mesmo tatuando em um estúdio que tem sua comunicação voltada para o público feminino, sua agenda era repleta de agendamentos do público masculino que eram apaixonados pelo trabalho dela.
- Ela ama o seguimento que escolheu o que facilita sua comunicação com o público, uma vez que eles falam a mesma língua e tem os mesmos interesses. Logo, participar de eventos e compartilhar da cultura do seu público não é difícil e se torna até prazeroso para ela.
Quem quiser saber mais sobre a Drika, segue o insta dela. Ela está tatuando agora no Rio de Janeiro e faz temporadas em São Paulo também.
Da pra segmentar qualquer tipo de produto?
Bom, não me ocorre agora nenhum produto que não possa ser direcionado à um público especifico, então vou dar aqui algumas dicas de como escolher um nicho de mercado para o seu produto:
1 – Sim, eu pareço uma vitrola velha, mas vamos lá né gente, não dá pra fazer nada sem conhecer as personas que seu produto pode atender. Então, se você ainda não fez um estudo das personas do seu negócio, me poupe, se poupe e nos poupe, você está lendo pra matar o tempo e não pra aprender e por em prática. Nozaaa Joseeemar que rude. Mas é verdade pessoal, sem conhecer muito bem o seu público, segmentar é quase impossível e mesmo que você segmente, não vai dar certo, ok? Então, se você ainda não sabe nada sobre personas ou se ainda não definiu as suas, para agora esse texto (e depois volta aqui) e clica aqui.
2 – Identifique dentre suas personas as que você mais se identifica. Por exemplo, se você vende cosméticos femininos e é mãe, você pode falar sobre o uso dos cosméticos voltados para esse público e se usar como exemplo, essa abordagem vai ser sincera e natural para você, então seu público vai se identificar em vários aspectos e as chances de aderirem ao seu produto são muito maiores.
3 – Avalie seu nível de conhecimento sobre os nichos disponíveis para sua escolha. Se você é coach por exemplo e já passou por uma experiência pós-traumática, tem propriedade para falar do assunto com mais autoridade, talvez direcionar seus esforços para ajudar pessoas a se recuperarem de traumas seja uma boa segmentação para você.
4 – Entenda quais atributos do seu produto ou serviço se aplicam melhor a cada persona, assim você pode identificar qual dentre os nichos é mais suscetível a aceitar melhor o seu produto e assim ter mais chances de fechar negócios.
5 – Avalie o poder de compra do seu nicho. Não basta estar envolvido, as personas do nicho escolhido têm que estar aptas a comprar o seu produto ou serviço, ou seja, não adianta alguém achar meu produto magnifico e ele ser maravilhoso para aquela pessoa se ela não tiver como compra-lo.
Essas são apenas algumas dicas bem simples sobre como escolher um nicho de mercado para o seu negócio, mas não para por aí, trabalhar em um nicho especifico requer que você ganhe autoridade não somente no domínio da sua área de atuação, mas também no nicho em si.
Mas calma pequeno aprendiz, vamos dar também algumas dicas de como se posicionar para ganhar autoridade no nicho escolhido. Préstenção aí!
- Converse com seu público de igual para igual. As personas escolhidas têm que se sentir à vontade com você e te enxergar como alguém que faz parte do mesmo time que elas alguém com quem elas podem se conectar.
- Mergulhe de cabeça no seu nicho, esteja entre eles, siga os principais canais de informações e acompanhe tudo o que acontece no dia a dia deles. Vá a eventos, encontros, participe de grupos no Facebook, acompanhe os perfis dos seus seguidores no Instagram, interaja, seja ativo no seu nicho de mercado.
- Crie conexões, converse com pessoas do meio, se for convidado para eventos e palestras abuse dos Stories e das fotos com autoridades dentro do seu nicho. Sempre que tiver oportunidade de se promover use-a!
- Faça com que seu produto acompanhe seu nicho, esteja sempre inteirado de suas opiniões e necessidades, peça feedbacks e críticas.
- Divulgue seus resultados, mostre como seu produto ou serviço ajudou alguém, peça depoimentos, divulgue elogios via direct e se possível, peça para seus clientes gravarem vídeos contado suas experiências.
Bom com certeza atingir um público específico pode fazer com que sua empresa valorize o produto ou serviço com que atua e tenha mais êxito em abordar potenciais clientes.
E você, o que pensa sobre atuar com um nicho especifico? Vamos iniciar uma discussão sobre o assunto? Deixa um comentário aqui com sua dúvida ou visão sobre o assunto que respondo em seguida ok?
Até a próxima pessoal.