Algoritmo do Instagram limita o alcance para apenas 7%? Tudo que você precisa saber sobre esse assunto!

 

 

Nos últimos dias todo mundo está enlouquecido com a ideia do algoritmo do Instagram ter limitado o alcance das publicações para apenas 7% dos seguidores, parecido com que é feito no Facebook. Algumas imagens como a que está logo abaixo têm sido veiculadas nos perfis comerciais.

Post de Alda Célia sobre Instagram (reprodução)

 

Mas e você? O que acha dessa história? E o que sua experiência na rede social tem te mostrado?

Vamos lá, o titio hoje vai falar exclusivamente sobre o algoritmo dessa ferramenta linda que a gente ama tanto.

 

Primeiro: NÃO TEM LIMITAÇÃO!

Na verdade essa informação não passa de fakenews. Então pode parar com o desespero, senão te dou um chacoalhão, rs.

Em entrevista para o site techcrunch.com, os chefões e senhores da porra toda do Instagram informaram que “O Instagram não oculta posts no feed e você verá todos os posts de todos que você segue, se você continuar rolando”. A questão é que a maioria das pessoas não rola o feed até onde parou da última vez que acessou seu instagram, e de qualquer forma, o algoritmo do Instagram é adaptado de acordo com os interesses e interações de cada usuário, ou seja, aquilo que é mais relevante vem primeiro.

Bom, esclarecida essa polêmica, vamos à pergunta que realmente importa:

Como eu faço para os meus posts aparecerem na frente dos posts dos lazarentos dos meus concorrentes para que eu então mantenha um caso de amor sincero e verdadeiro com meus seguidores?

Vamos continuar usando a matéria da techcrunch.com para te mostrar o que a equipe do próprio instagram diz sobre como ter uma conta de sucesso no Instagram. Fica comigo até o fim e bora bombar seu insta!

 

Como funciona o Algoritmo do Instagram?

Já assistiu o Exterminador do Futuro? Então, o algoritmo do Instagram é tipo uma máquina com inteligência artificial obcecada por entender os seres humanos. É assim que ele decide o que mostrar primeiro no seu feed, estudando seu comportamento, interesses, interações e tudo o que você faz no tempo que passa no seu perfil. Assim, não importa se você e sua amiga Cleide seguem as mesmas pessoas, o feed de vocês poderá ser totalmente diferente. Legal, né?

 

3 fatores principais que determinam o que aparece no seu feed

 

Interesse: através do seu histórico de comportamento o Instagram determina, analisando o conteúdo de uma postagem, se ela será ou não relevante para você. Então, por exemplo, se você sempre curte e comenta postagens sobre culinária, perfis com essa temática tem mais chance de aparecer primeiro no seu feed.

Recência: é, também achei essa palavra horrorosa, mas não consegui traduzir de outra forma, rs. O importante é entender que o algoritmo também prefere postagens mais recentes, com menos de uma semana de compartilhamento.

Relacionamento: o algoritmo também dá preferência para perfis mais próximos de você. Perfis com quem você interage mais, com quem você troca mensagens ou costuma marcar em suas postagens. Um dos objetivos é fazer com que você veja primeiro posts de amigos e familiares. De acordo com o líder de produto do Instagram, Julian Gutman, os usuários atualmente veem 90% das publicações de amigos e da família e não mais 50%, como era no feed cronológico.

 

Outros 3 fatores que ajudam a determinar o que aparece no seu feed

 

Frequência: o Instagram leva em consideração o tempo que você fica ausente da plataforma e prioriza o que de mais relevante foi compartilhado quando você estava fora. Por que ninguém gosta de fofoca velha, né?

Seguindo: se você segue muita gente, o algoritmo do Instagram vai deixar o seu feed bem variado, para você ver o máximo possível dos perfis que segue. Isso ajuda você a não perder as melhores atualizações de cada perfil.

Uso: o algoritmo também leva em consideração a duração da sua sessão. Ele consegue avaliar se você está dando uma olhada rápida naquela ocasião ou se está com tempo livre pra curiar muito nos perfis alheios. Ele usa essa informação para definir se te mostra somente o mais importante ou se vai te mostrar uma quantidade maior de compartilhamentos.

 

7 mitos sobre o instagram e seu algoritmo

 

Durante a entrevista com o pessoal do Instagram, eles também esclareceram alguns fatos, teorias da conspiração e mitos que circulam na internet, vamos falar deles a seguir:

  • A volta do feed cronológico

O Instagram não considera a volta do antigo feed, exatamente para não adicionar complexibilidade para os usuários, ficaria mais confuso. Então mesmo com os pedidos de muitos usuários e alguns testes pensando numa possível opção, oficializaram que não existe a possibilidade da volta do feed cronológico.

  • A limitação a 7% dos seguidores

A empresa afirma que não existe limitações ou ocultações de posts no feed, você verá todos os posts dos perfis que segue se continuar rolando.

  • Vídeos tem prioridade de visualização

Não existe mais favorecimento na classificação para formato de vídeo. Entretanto, como os feeds são ajustados de acordo com os conteúdos com os quais o usuário se envolve, se você sempre para pra assistir vídeos, verá mais deles.

  • Quem faz mais Stories e Lives tem recompensas do Instagram

Também não existem favorecimentos para quem utiliza Stories, Lives ou qualquer dos recursos novos do aplicativo. O que acontece é que, quando você utiliza esses recursos com um ótimo conteúdo, as pessoas tendem a interagir mais e acabam vendo mais suas publicações. Mas o importante mesmo é o conteúdo.

  • Postar muitas vezes no dia faz o Instagram diminuir meu alcance

Na verdade não existe nenhuma punição ou perda de posicionamento para quem realiza muitas postagens num dia. A questão é que as pessoas precisam gostar muito do seu conteúdo para querer vê-lo várias vezes no dia, então faça sempre conteúdos ricos e maravilhosos para os seus seguidores.

  • O perfil de negócios tem mais alcance que o perfil pessoal

O Instagram afirmou que não, nenhum tipo de conta é privilegiada. Entretanto, o perfil comercial te traz outros benefícios que independem do alcance.

  • Postar muitas hashtags vai me fazer ser visto como spammer

Embora se ouça muito falar que postar muitas hashtags ou mais de 5 hashtags causa o famoso showdown, o Instagram afirma que, desde que sejam usadas hashtags permitidas, não existem problemas. Então pode mandar ver nas hashtags, mas lembre-se sempre de levar em consideração seu público alvo e suas personas (não sabe a diferença entre os dois? Nesse blog post eu vou te dar uma forcinha).

 

Ainda existem detalhes não mencionados e não oficiais sobre o novo algoritmo do Instagram, mas fiquem de olho que em breve postaremos mais dicas sobre como fazer seu Instagram ter o engajamento de uma celebridade.

Por enquanto é isso. Se você perdeu nosso post anterior, vejaaaa ele tá muito top, modéstia a parte. Falamos sobre La Casa de Papel e Público Alvo! Mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Clica aqui e descobre.

Hora do Adeus, meus queridos e queridas. Se ficaram com alguma dúvida, ou quiserem compartilhar algo com amiguinho aqui, fiquem a vonts! Até a próxima!!!

Compartilhe esse posta com seus amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Últimas postagens:

Acompanhe Nosso Instagram!

[instagram-feed]

Inscreva-se para receber nossos conteúdos.

Increva-se para Receber as Nossas Postagens: