Whindersson x Popó: a importância das Rede Sociais para o reconhecimento da marca.

Não é de hoje que falamos sobre a importância das redes sociais em qualquer estratégia de crescimento. Mesmo assim, ainda ouvimos muitas empresas e empresários, que ainda não entenderam direito qual o objetivo das redes sociais, questionarem o porquê de permanecerem no Instagram, por exemplo.

Bom, hoje vamos falar um pouco sobre esse assunto, aproveitando a Luta do Ano, que aconteceu no último dia 30 de janeiro, entre o humorista Whindersson e o pugilista nacional Popó.

Leia até o final, pois vou te mostrar porque as suas redes sociais podem não estar dando resultado. Mas antes, vamos lá.

Whindersson x Popó

Apesar do empate, a luta foi um sucesso sem precedentes, principalmente pela simples presença do Whindersson.

Não acredita? Vamos aos números:

De acordo com o blog da Uol sobre entretenimento, a luta aumentou em 70% o número de assinaturas do serviço de streaming da Globo voltado para lutas, o Combate. Foram mais de 100 mil novos usuários, que gerou um incremento de pelo menos 7 milhões de reais em um único dia.

Acontece que o Whindersson, tem mais de 57 milhões de seguidores. Pessoas que acompanham seu conteúdo e são influenciadas por ele.

O impacto positivo, também pode ser visto na conta do Instagram do Popó, que em menos de 24h após o final da luta, passou de cerca de 600 mil seguidores para mais de 2,8 milhões de seguidores, até a data de hoje. O número de seguidores do ex-lutador cresceu depois do pedido do humorista.

Com isso, não só o campeão brasileiro de boxe, mas também todo o mercado de pugilismo brasileiro, ganhou grande destaque no cenário das redes sociais em escala global.

Obviamente, estamos falando de uma das 10 maiores celebridades nas redes sociais brasileiras. Mas isso, com toda certeza mostra o poder das redes sociais, no cenário brasileiro e mundial.

Porque suas redes sociais não dão certo.

Mas você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com o meu perfil de empresa, que tem 100 seguidores e não me gera resultados?

Eu te respondo: tem tudo a ver.

Se suas redes sociais não trazem resultado, a culpa é sua.

Vou te dar nesse post 5 motivos pelos quais sua estratégia nas redes sociais pode não estar dando resultados. Confira abaixo.

1. Você não sabe o que quer:

Se eu te perguntar agora o que você espera das suas redes sociais, você provavelmente diria: seguidores, curtidas e vendas. Esse é o principal problema.

A maioria das empresas ainda não entenderam como funciona o marketing digital. Não se trata do que você quer, mas de entender o que o seu público busca. Vou dar um exemplo:

Se você é uma administradora de condomínios, o que acha que vai chamar a atenção dos seus possíveis clientes? Já parou pra pensar de verdade nisso?

Você seguiria uma empresa qualquer no Instagram ou Youtube, que baseasse todo o seu conteúdo em expor como ela é boa, como o produto dela é boa, o porquê de você “precisar” do produto dela. E que não conversasse com você sobre os seus problemas, suas necessidades e não oferecesse nada com o que você pudesse se conectar? E não estou falando dos seus concorrentes, ok? De uma empresa qualquer mesmo. A resposta mais óbvia é não.

Ninguém quer seguir uma empresa assim e por consequência, ninguém quer comprar dela também.

Então o que você quer na verdade, são seguidores que se conectem com seu conteúdo e com seus valores, pois essas pessoas estarão mais dispostas a acompanhar você, a te indicar e comprar seus produtos e serviços.

2. Você quer resultado, mas não quer ter trabalho.

Esse é outro problema grave, mas muito comum. Algumas empresas acreditam que contratar uma agência, por exemplo, deveria trazer resultados milagrosos para a sua estratégia de redes sociais.

Calma lá meu amigo, não é assim que funciona.

O papel da agência é te ajudar a desenvolver uma estratégia, mapear os desejos dos seus possíveis seguidores, te auxiliar no desenvolvimento de conteúdo e criação das peças a serem publicadas, monitorar o mercado e as tendências dentro das redes sociais, programar as publicações e retirar relatórios, mas isso é só uma parte do trabalho.

Você precisará participar.

Mostrar seu dia a dia, coletar informações, depoimentos e trabalhar para a criação de conteúdos que façam sentido pro seu público é papel da empresa e não da agência. Afinal, você não está contratando alguém para passar o dia na empresa.

As pessoas estão buscando conexões e não apenas textos e imagens.

Elas querem ver o que sua empresa está fazendo, querem ver quem trabalha lá, quais são os princípios da empresa, como ela “age” no dia a dia, e isso só você pode mostrar, mas vai dar trabalho.

Para todos os clientes, por exemplo, criamos uma estratégia de relacionamento, recomendando a criação de conteúdo de engajamento, stories, reels e vídeos, para o Instagram, por exemplo. Mas uma boa parte deles não segue e por consequência, não tem os resultados que teriam se seguissem as orientações.

3. Você não quer investir

Essa é outra questão. Tivemos recentemente uma reunião com um cliente que nos apontou um concorrente, com resultados espetaculares nas redes sociais. E nos questionou sobre a diferença de resultados.

Fizemos uma análise e em um segundo bate-papo, mostramos para ele a relação de anúncios pagos que esse concorrente tinha. E não estamos falando de anúncios comerciais. Eram anúncios de distribuição de conteúdo e focados em fazer com que as pessoas encontrassem o perfil, que também era preparado para receber as pessoas atraídas, fazê-las seguir o conteúdo. Isso gerou uma grande mudança na empresa, inclusive nos responsáveis por abastecer a agência de informação.

Mas a questão é exatamente essa: seus resultados serão tão consistentes quanto a atenção que você dá para a sua estratégia. Se mantiver uma estratégia simplesmente orgânica, seus resultados serão orgânicos, ou seja, demorados.

Antes de tudo, é sempre importante lembrar que a Meta, o Google, o Linkedin, ou qualquer outra responsável por redes sociais, são empresas e dão mais valor para quem investe do que para quem usa suas plataformas de forma gratuita.

Existem muitas estratégias de alcance, para fazer com que uma empresa apareça mais, gastando pouco. E se quiser saber se dá resultado, lembre-se do caso Whindersson x Popó.

4. Você tem muita pressa e desiste fácil demais

Essa é uma outra questão engraçada. Para deixá-la clara, vou te fazer uma pergunta: com que frequência você costuma ter plena confiança numa pessoa que acabou de conhecer? Se sua resposta foi sempre, você precisa tomar mais cuidado rs.

A verdade é que confiança leva tempo. O trabalho de construção de presença online e conhecimento de marca é exatamente pautado em gerar conexão e confiança. Por isso, não adianta achar que o objetivo será atingido com uma ou duas postagens.

Alguns seguimentos, principalmente os de serviços, precisam de estratégias pensadas a longo prazo, muita criatividade e força de vontade para fazer o resultado aparecer.

Suas primeiras postagens não trarão seguidores, seus primeiros stories não terão muitas visualizações, suas primeiras lives contarão apenas com seus amigos, funcionários e familiares, e está tudo bem.

O segredo de qualquer relacionamento é a presença constante e a busca pela conexão. Algumas vezes isso leva tempo. Claro que existem casos isolados onde conseguimos de forma rápida achar as pessoas certas que se conectam quase que instantaneamente com uma empresa, mas isso acontece em nichos específicos e muito raramente.

5. Você não deveria estar nas redes sociais

É isso, se nenhum desses tópicos fez sentido para você, talvez você não deva levar seu negócio para as redes sociais. Tudo bem, muitas empresas não deveriam estar nas redes sociais. É preciso ter uma estratégia por trás da presença numa rede social. Se o plano é “estar lá por que todo mundo está” você vai sair frustrado, sem resultado e geralmente culpando sua agência ou o profissional responsável.

Já orientamos muitos clientes a não entrarem em determinada rede social ou mesmo em nenhuma, pois não havia ainda o entendimento correto ou a estrutura necessária para fazer um trabalho que traria resultados.

Por isso, é importante avaliar o motivo de querer estar na rede social x ou y e se você pretende mesmo dedicar recursos da sua empresa, ou do seu tempo (principalmente se você for um profissional liberal eu uma eupresa – que é uma empresa de uma pessoa só rs), para alcançar os resultados esperados.

A verdade é, não existe rede social que não dê resultado, existem empresas que não tem estratégia e nem dedicação para alcançá-los.

Por fim…

Esse não é um artigo pra te convencer a contratar os serviços de gestão de redes sociais. Muito pelo contrário, esse é um post te convidando a refletir se sua empresa está pronta pra isso.

Se sua resposta for sim, ficaremos felizes em ajudar você com sua estratégia. Temos exatamente o serviço que você precisa.

Se sua resposta foi não, continue acompanhando nossos conteúdos, siga nosso perfil no Instagram, leia os outros artigos do nosso blog. Vamos ajudar você a chegar lá.

Nosso papel por aqui é ajudar sua empresa a crescer, com ou sem a contratação dos nossos serviços.

É isso. Se esse post te ajudou de alguma forma, compartilhe com outras pessoas, para que ele também possa ajudá-las. Ficou alguma dúvida? Adoraríamos ajudar, envie sua pergunta pelos comentários ou chama no direct no Instagram.

Até a próxima!

Compartilhe esse posta com seus amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Increva-se para Receber as Nossas Postagens: