Você conhece o Instagram? Confira dicas para usar a ferramenta!

Você conhece o Instagram? Confira dicas para usar a ferramenta!

Conheça mais sobre a ferramenta.

Apesar de ser uma das redes sociais mais usadas do mundo, ainda tem muito profissional que não sabe como aproveitar essa ferramenta para gerar negócios ou criar relacionamento com seus clientes.

E foi por isso que decidimos criar esse conteúdo, para auxiliar você que está dando os primeiros passos com o Instagram a entender tudo que se precisa saber sobre essa rede social fabulosa e cheia de oportunidades.

A primeira coisa a se saber, é que o Instagram está sempre mudando, por isso, fique sempre de olho aqui para acompanhar as novidades da ferramenta.

A História.

Antes de ser o Instagram para empresas, ele é uma rede social que foi criada por um norte-americano, o empresário Kevin Systrom e o engenheiro brasileiro Mike Krieger, sim, um dos criadores do Instagram é brasileiro.

A rede social foi lançada em 2010 e seu nome Instagram é uma junção de instant câmera com telegram, o que seria um telegrama instantâneo de imagens.

Em março de 2012, o Facebook comprou o Instagram por uma bagatela de US$ 1 bilhão, desde então muita coisa aconteceu e a rede ganhou e continua ganhando novos adeptos e criando novidades incessantemente.

E no Brasil?

Por aqui a rede social ainda impera, perdendo apenas para o Facebook e Youtube. O Brasil é o 3º maior país com mais usuários ativos no Instagram em 2021, são aproximadamente 99 milhões de brasileiros utilizando o IG diariamente.

Durante a pandemia, o Instagram ajudou pessoas a se conectarem, pessoas a se reinventarem, empreendedores a criarem seus negócios ou a darem um direcionamento diferente aos seus negócios. Os recursos presentes na ferramenta são muitos e podem ser adaptados a diversas estratégias de marketing digital. São brechós, tatuadores, cozinheiros, artesãos e milhares de outros profissionais que, utilizando o Instagram da forma correta, conquistaram seu público, ganharam autoridade e venderam seus serviços no período de pandemia.

E pro cenário de condomínios não foi diferente. Muitos síndicos e prestadores de serviços estão encontrando no Instagram formas de divulgar suas marcas e aproximarem-se de uma audiência qualificada.

Veja como utilizar cada recurso do Instagram

Acompanhe a explicação de para que serve e como utilizar cada recurso do Instagram.

A Bio: como se apresentar na ferramenta

Primeiro de tudo, é importante saber que tudo no Instagram tem um objetivo e que cada recurso pode te ajudar de uma forma diferente.

A bio do Instagram, por exemplo, é uma ótima forma de ser encontrado e de fazer com que as pessoas te sigam. Ela precisa ser clara, objetiva e dizer exatamente quem é você, o que você faz e como te contatar.

A bio perfeita, precisa cumprir seu papel, então vamos à algumas dicas para você construir a sua:

Foto: a foto do perfil cria uma conexão entre você, ou a sua empresa e quem acessa seu perfil, além de aparecer em suas interações, como stories e comentários. Se você tem uma empresa, o ideal é usar a marca. Agora, se você, mesmo tendo uma empresa, que aproveitar a sua autoridade pessoal para gerar mais relacionamento, pode usar sua foto, isso pode funcionar muito bem!

Nome: para o nome vale a mesma regra, é através dele que te encontrarão na aba “explorar”. Então vale a reflexão se sua estratégia é usar sua imagem para direcionar as pessoas para empresa, ou se vai se comunicar como empresa direto. Se você é síndico profissional, por exemplo, usar seu nome pode ser melhor. Já para as administradoras, o melhor pode ser usar o nome da empresa, mas tudo vai depender sempre do planejamento adotado.

Nome de usuário: esse é o nome que você vai utilizar para compartilhar, o famoso arroba. Ele será utilizado na sua comunicação para indicar às pessoas como te encontrar no Instagram através da barra de buscas, então pense bem antes de decidir. Quando mais simples, melhor.

Link: Você pode incluir um link na bio do seu perfil. É possível colocar mais de um link, utilizando ferramentas para isso, ou mesmo criando uma área no seu site para cadastrar vários links. Aí é só colocar o endereço dessa página na bio e colocar quantos links você quiser. Caso prefira deixar apenas um, de preferência, use o site da sua empresa.

Descrição: aqui é importante que as pessoas tenham acesso ao que você faz. Então coloque em poucas palavras quem é você e o que você faz.

Chamada para ação: a bio também é um ótimo lugar para colocar uma chamada para ação, indicando ao usuário o objetivo do perfil. Pode ser um convite para contato ou para acessar o seu site.

Com uma bio bem-feita, sua chance de conseguir novos seguidores é muito maior! Então capriche na criação da sua.

Conta comercial

A conta comercial te dá recursos e métricas para ajudar seu Instagram a crescer. Com ela, você pode adicionar botões, ter insights para crescer e acompanhar as métricas do seu perfil. Além de poder impulsionar publicações e criar anúncios. É essencial para quem quer utilizar o Instagram para conquistar clientes.

Lembrando que o seu perfil precisa ser público, não tem como conquistar seguidores com um perfil privado, ok?

3 recursos para ganhar seguidores no Instagram

Como falei no começo, cada uma das ferramentas do Instagram tem uma função, por isso é importante saber como fazer para atingir seus objetivos na ferramenta.

Para ganhar seguidores, você precisa utilizar os recursos do Instagram que fazem com que seu conteúdo seja encontrado por pessoas que não te seguem ainda.

Basicamente, para ser encontrado por novos usuários, você vai precisar investir em 3 recursos do Instagram:

1: Conteúdo para o feed:

As postagens para o feed aparecem através do recurso explorar e são a forma mais utilizada para ganhar novos seguidores. Para isso acontecer, seu conteúdo precisa ser direcionado e gerar valor. As imagens precisam ser assertivas e chamar a atenção de quem navega no feed de notícias do Instagram. Lembre-se, você disputará a atenção das pessoas com outros produtores de conteúdo, então é preciso ser criativo. As imagens também não podem conter muito texto, o algoritmo do Instagram não favorece as imagens com muito texto nelas.

2: Vídeos do IGTV e do Feed:

Os vídeos de feed e IGTV foram integrados recentemente. Esse ano (2021), o Instagram revelou que vai começar a dar um foco maior aos conteúdos em vídeo, que já são tendência no marketing digital há algum tempo. Então abuse da criação de conteúdos em vídeo e lembre-se: feito é melhor que perfeito!

3: Reels – A nova sensação do Instagram:

A ferramenta foi lançada no final de 2020 para concorrer com o TikTok. A ideia da ferramenta é oferecer conteúdo de vídeo rápido e com recursos variados de edição. Se tornou uma febre com suas dancinhas e criações criativas. Hoje, a ferramenta é a que

mais entrega conteúdo para quem não te segue. Vale se atentar ao estilo de vídeos consumidos no Reels e usar toda sua criatividade na criação.

Uma dica extra, que vale para os 3 formatos é o uso de hashtags assertivas, pensando sempre nas hashtags que o seu público segue. Manter seu engajamento em alta também é importantíssimo para tornar seu perfil mais entregável.

Por último, uma dica bônus: interaja em perfis que tem o mesmo público que o seu e faça postagens referenciando outros perfis do seu mercado, isso também ajuda a conquistar novos seguidores.

Como manter e engajar seguidores?

Engajamento, refere-se ao nível de interesse e disponibilidade das pessoas para interagirem com seu conteúdo. Essa com certeza é uma métrica importantíssima para o seu perfil no Instagram. Pensa comigo, quando uma coisa é interessante para muitas pessoas, as chances de outras pessoas aderirem a ela é maior. E é assim que o algoritmo do Instagram pensa. Ou seja, quanto mais engajado o seu público, mais entregue será seu conteúdo.

Ok, mas como engajar meu público então?

Essa é uma das perguntas mais importantes até agora. Mas calma, o Instagram não dá ponto sem nó e já que essa é uma métrica tão importante pra ele, a ferramenta é recheada de recursos para você criar relacionamento e, por consequência, engajamento com seu público.

· Stories

Essa é a principal ferramenta para retenção e engajamento de público no Instagram. Com os stories, você pode literalmente conversar com a sua audiência, pode mostrar os bastidores do seu trabalho e o seu dia a dia, além de demonstrar o seu trabalho e serviços.

Nos stories, você também tem uma infinidade de recursos para interação, como as caixas de perguntas, enquetes, testes, bate-papo e uma infinidade de gifs, stickers e recursos de edição.

Quando mais interação você conquistar com seu público, melhor! Então abuse dos recursos e não tenha medo de aparecer.

· Ao Vivo

As famosas lives do Instagram se consolidaram durante a pandemia e, apesar de algumas pessoas não acreditarem mais no potencial das lives, continuam sendo uma maravilhosa forma de manter o engajamento. Lógico que é importante pensar em um conteúdo de alto valor agregado para que a live atinja seu objetivo, mas ainda assim é uma ótima forma de conquistar mais engajamento com sua audiência.

· Direct, comentários e seguidores reais.

Por último, mas não menos importante, não deixar ninguém no vácuo e interagir com seu público é primordial para mantê-los engajados, ninguém gosta de falar sozinho, então responda sempre os comentários, os directs e as menções que fizerem a você no stories.

Quanto aos seguidores, ter um bom número de seguidores é importante, mas eles têm que ser seguidores reais. Não adianta ter um milhão de seguidores que não interagem com seu público. Nada de comprar seguidores ou fazer sorteios que atraem seguidores não qualificados, isso pode acabar com o engajamento da sua empresa.

Concluindo

Claro que tem muito mais pra falarmos sobre o Instagram, mas esse foi um post introdutório, para dizermos qual a vantagem de usar o Instagram e quais as suas principais ferramentas de acordo com o seu objetivo. Por hora, é isso. Nos próximos posts, falaremos mais sobre os recursos individualmente e sobre os formatos pagos de crescer no Instagram. Então, já deixa sua dúvida nos comentários e acompanha nosso Instagram pra ficar sabendo quando chegar conteúdo novo!

Compartilhe esse posta com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Últimas postagens:

Acompanhe Nosso Instagram!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Inscreva-se para receber nossos conteúdos.

Increva-se para Receber as Nossas Postagens: