Crie seu site de graça com o Google Sites!

É claro que nem de longe esse é o melhor dos cenários, pois diminui, e muito, as possibilidades de o seu site obter os melhores resultados, mas por aqui seguimos a máxima: feito é melhor do que perfeito.

Por isso, se sua empresa está começando e o investimento disponível é escasso (acredite, eu sei como o começo pode ser difícil), existem opções gratuitas que podem ajudar muito até haver disponibilidade de contratar um site profissional. Vamos falar de uma das mais famosas e simples de usar delas aqui:

Criar seu site ainda é importante sim!

Só relembrando, o que já falamos por aqui, o site é extremamente importante para qualquer estratégia de presença online. Não importa se você produz conteúdo numa rede social x, y, z, o seu site é o único canal da internet onde você tem 100% de controle e isso é valiosíssimo.

Um site também será crucial para uma estratégia de captação de leads eficiente. Somente com o seu site, você poderá direcionar o público vindo das suas campanhas de tráfego pago para contratarem o seu serviço da forma correta, usando as imagens que quiser, a copy que quiser, tudo do seu jeito e do jeito que converte mais.

Agora vamos ao Google Sites

Primeiro, o que é o Google Sites?

Bom, o Google Sites, como o nome sugere, é uma ferramenta do estilo DIY (Do It Yourself), o famoso faça você mesmo. Ela foi criada para ajudar pequenos empreendedores ou produtores de conteúdo a criarem suas próprias soluções para uma estratégia de marketing digital minimamente funcional, sem precisar de altos investimentos.

Com a ferramenta de sites do Google, você pode criar um site completo e totalmente gratuito e com um nível interessante de personalização.

Nele, de forma muito intuitiva, você pode escolher um dos temas pré-prontos, escolhendo suas cores padrões e deixando a aparência o mais parecida com a sua empresa.

Várias páginas!

Seu site no Google Sites, também pode ter o número de páginas que você precisar, clicando em um único botão você adiciona as páginas para mostrar seus serviços, criar um portfólio e falar mais sobre a história da sua empresa e dos sócios. Ah, não esqueça de incluir uma página com formulário de contato, ela é indispensável.

Layouts Prontos

O Google Sites, tem inúmeros layouts prontos para te ajudar a compor as páginas do seu site. Após escolher o layout, você pode inserir textos, imagens, vídeos e muito mais. Tudo pode ser inserido a partir do seu computador ou ser retirado diretamente do seu Google Drive, o que pode facilitar muito a sua vida.

Seu site, com seu endereço: suaempresa.com.br

O Google Sites, oferece ainda a possibilidade de você contratar um domínio (que pode ser do Registro.br) e utilizar como endereço do seu site. Isso transmite muito mais profissionalismo para quem acessa seu site e dá aquele diferencial na hora de divulgar o seu site também. Toda a configuração é simples e você mesmo pode fazer.

É claro que nem tudo são flores:

Que o Google Sites é uma ferramenta ótima, isso não tem discussão. Mas como eu disse no início, ainda é uma ferramenta para “quebrar um galho”. E como não se trata da criação de um site profissional, existem algumas limitações:

– O site é editável e oferece até algum nível de personalização, mas nada comparado a um site com layout pensado para a sua identidade visual.

– Não é uma hospedagem comum, então não oferece contas de e-mail. Pra ter um e-mail “suaempresa.com” você precisará contratar uma hospedagem ou o serviço pago do Google Workspace.

– Não é possível criar um blog. Ter um blog é essencial para uma estratégia completa de marketing digital e o Google Sites não oferece essa opção.

– Não é possível inserir códigos no site, como pixel do Facebook, ou mesmo o do próprio Google Ads, o que impede a realização de uma estratégia de remarketing. Isso, com certeza, é a pior desvantagem desse tipo de site.

Concluindo: vale a pena ter um Google Sites ou G Sites?

A questão é: você tem opção? Se a resposta for não, sim, vale muito a pena! O importante é não ficar sem site. Só faça com muito capricho e foque em resolver o problema o quanto antes. Assim que possível, você pode contratar a criação de um site profissional para sua empresa, que vá de acordo com as necessidades e estratégias definidas por você.

Quer conhecer mais sobre as nossas soluções de criação de sites? Temos opções de básicas a avançadas, que com certeza se encaixam no seu orçamento! Assim você pode ter o melhor dos sites, por um preço justíssimo. Vamos bater um papo?

Manda esse artigo pra aquele amigo que está precisando criar um site, mas não sabe como fazer!

Compartilhe esse posta com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Increva-se para Receber as Nossas Postagens: