Memes, posso usar ou não?

Memes, posso usar ou não?

Quem nunca enviou ou recebeu um meme no grupo do “zap” que atire o primeiro spoiler do último episódio de Game of Thrones. Brincadeiras à parte, o fato é que os memes fazem parte da nossa vida de interneteiro e muitas empresas já adotaram essa comunicação “mais despojada” como um meio para chegar nos seus clientes. Antes de abordarmos isso mais afundo, vamos entender um pouco mais sobre o significado da palavra “meme”?

Homer Simpson lendo dicionário

Segundo o site “Significados” a palavra meme é um termo grego que significa imitação. E esse termo é bastante conhecido e utilizado no “mundo da internet”, referindo-se ao fenômeno de “viralização” de uma informação, ou seja, qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música e etc, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade.

Rihanna piscando o olho

 

Nossa Opinião

Aqui na Enso, nós acreditamos que o conteúdo é essencial para que uma estratégia tenha sucesso. Já comentamos por aqui também, a importância de conhecer o público alvo e através disso entender como falar com ele. E por mais que nós super apoiemos o uso dos memes, usá-los ou não vai depender da percepção que você deve ter do seu nicho. Mas se você quer incluir essas preciosidades na sua comunicação, nós separamos algumas dicas maravilindas que vão te ajudar. Confira abaixo:

Essa é minha opinião

 

Dicas de Como Usar Memes

  • Conheça suas personas

Só pra reforçar, somente conhecendo sua persona você saberá qual meme se encaixa melhor na sua comunicação e qual será mais bem recebido por ela. Por isso, conhecimento nunca é demais, sempre estude seu público.

Meme do homem apontando para a cabeça

  • Meme é momento

Guarde muito bem isso, se você deseja usar memes na sua comunicação digital FIQUE ATENTO(A) AO MOMENTO. Com a mesma facilidade que os memes caem nas graças da galera, eles também desaparecem.

relógio de pulso

  •  Cuidado com o modo de falar

Um dos grandes motivos que faz os memes serem tão populares entre as pessoas é porque elas se veem nas imagens. E por mais que as situações sejam cômicas, sua fala não pode ser agressiva. Por isso, capriche no conteúdo!

Jim Carrey em O Todo Poderoso

  • Análise o contexto

Antes de sair igual doido procurando memes para usar nas suas redes sociais, análise como você pode inclui-lo na sua estratégia e obviamente se faz sentido.

Meme do Batman

  • Trace um objetivo

Ainda falando sobre estratégia, vai usar um meme no seu Facebook/Instagram? Defina seu objetivo, quais resultados você quer alcançar.

Dardo atingindo o alvo

  • Use com moderação

Já ouviu aquela frase: “tudo que é demais extrapola”? Pois é, com os memes também. Ter uma comunicação baseada somente em memes pode ser perigoso se o perfil da sua empresa não for um de humor.

Gretchen concordando

 

Exemplos

Agora que você já entendeu como usar essas preciosidades na sua comunicação, que tal alguns exemplos para se inspirar? Confira abaixo alguns que separamos para você:

  • Netflix

Não dá pra falar de empresas que utilizam memes na sua comunicação sem falar da Netflix (e como nós sabemos que você já estava esperando encontra-la aqui, por que não a colocar primeiro?!).

A plataforma de streaming é um dos melhores exemplos de marca que utiliza uma comunicação descontraída e o fazem muito bem. O exemplo que separamos comprova isso muito bem:

meme de greys anatomy
(Foto: Reprodução/Instagram)
  • McDonald’s

Outra grande marca que adora utilizar memes na sua comunicação é o McDonald’s. Nesse exemplo que separamos, a rede de fast food aproveitou o “hype” da volta da dupla Sandy e Junior (graças ao estalo dos Vingadores), e lançou o Sundae e Junior. Obviamente, caiu nas graças da galera!

sundae e junior (sandy e junior)

  • OLX

Nem só de comerciais engraçados é baseada a comunicação da OLX, uma das maiores empresas de compra e venda no mercado, também costuma utilizar memes em suas redes sociais, e muito bem “diga-se de passagem”.

meme da olx
(Foto: Reprodução/Instagram)
  • Esporte Interativo

Quem olha as redes sociais do Esporte Interativo, não costuma encontrar muitos memes na página do canal esportivo, mas todas as vezes que eles utilizam, costumam acertar. A foto que separamos é um exemplo:

capitão américa e huck conversando sobre videogame
(Foto: Reprodução/Instagram)
  • Havaianas

A marca brasileira de sandálias também é umas das grandes empresas que adoram usar memes em suas redes sociais. No exemplo que separamos, a Havaianas aproveitou a nova temporada de Game of Thrones e fez a alegria da galera:

chinelo de game of thrones da havaianas
(Foto: Reprodução/Instagram)

Concluindo…

Só pra concluir, espero que você tenha entendido que você PODE SIM introduzir os memes na sua estratégia, desde que seja uma linguagem que sua persona entenda. Ok? Rsrs

Agora nós queremos ouvir sua opinião, você já aproveitou algum meme ou viu alguém usando muito bem? Deixa nos comentários!

criança fazendo joinha

Não esquece de acompanhar nossas redes sociais (Facebook e Instagram) pra nós ficarmos JUNTOS E SHALLOW NOW!

Deixe uma resposta